domingo, 8 de maio de 2011

Mãe

Hoje foi um pouco diferente dos anos anteriores.
Aliás, desde que me separei tem sido bem diferente,
mas este ano foi ainda mais.
Não houve aquele tradicional almoço na casa da mãe,
aquele falatório, a bagunça generalizada.
Não houve também o almoço no restaurante,
geralmente sem graça, impessoal, fugaz.
Usamos a velha fórmula do churrasco.
O cenário escolhido foi a casa da Leda, minha irmã.
A escolha foi acertada.
Minha mãe pôde de novo ter a dimensão da familia que criou,
e entre boas picanhas, cervejas geladas, videos de músicas que sempre nos reservam momentos ímpares
e uma ou outra partida de buraco, fomos brindados com uma bela sacada do Julinho, meu sobrinho.
Quando reuniu todos na cozinha e me pediu que lesse alguma coisa eu já adivinhei que algo de muito bom estava por acontecer.
Eu não errei.
Foi difícil segurar as lágrimas quando li aquelas palavras, quando vi várias mães me fitando
e num canto a minha mãe que a tudo ouvia quieta,
talvez concordando com tudo, talvez repassando o filme de sua vida
e de como teria feito surgir aquela familia que agora estava reunida naquela cozinha.
Brindo vocês com o poema de Drummond que li na cozinha.
Um presente de Drummond, um presente do Julinho.

PARA SEMPRE


Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite, é tempo sem hora,
luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba,
veludo escondido na pele enrugada,
água pura, ar puro, puro pensamento.
Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça, é eternidade.

Por que Deus se lembra - mistério profundo- de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei:
Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho
e ele, velho embora, será pequenino
feito grão de milho.


Minha mãe Luiza, do alto de seus inacreditáveis 84 anos de pura vivência e lucidez!



Um comentário:

Ingrid Sarchis disse...

Muito lindo o poema do Drummond e melhor ainda sendo declamado por uma pessoa tão bacana e sensível como você! Aliás, nossa família é abençoada por conter membros extremamente sensíveis, talentosos e generosos. Uma pena eu não estar presente neste dia tão especial. Mas a mensagem me tocou à distância!